Musicas para Relaxar a Mente, Meditação & Bem estar

Por Redação 17 de August de 2019
Confira as melhores músicas para relaxar - Acalmar a Mente e Relaxar 

Todos os dias lidamos com centenas de situações e algumas são bem estressantes, o que causam um grande desgaste físico e mental.
Para conseguir recuperar os níveis adequados em nosso organismo e principalmente, regular a adrenalina que é liberada nos momentos de estresse, existem algumas formas indicadas inclusive por especialistas, para conseguir relaxar.

Uma dessas formas sem dúvida, é selecionar as melhores músicas para relaxar. Seja depois de um dia de trabalho, estudos e outras atividades com grande agitação e correria, as músicas calmas e que possuem um efeito relaxante, podem ajudar a desacelerar e manter a tranquilidade.
Já é comprovado cientificamente que quando os ouvidos captam alguns sons como, por exemplo, as ondas do mar conseguem acalmar as batidas do coração e a respiração devido aos transmissores liberados pelo nosso cérebro.

Se você já gostava de ouvir músicas agora vai gostar ainda mais e principalmente, descobrindo as melhores músicas para relaxar, que separamos nesse artigo. 
Uma delas é a música “Someone Like You” da cantora Adele, que sem dúvida é uma das melhores para relaxar, independentemente do seu gosto por esse estilo

Como conseguir relaxar com música

A AMTA – American Music Therapy Association nos EUA e World Federation of Music Therapy – WFMT na Itália, realizaram vários estudos para conseguir entender como a música consegue provocar sensações e sentimentos no organismo humano. 

Dentre as várias sensações e também benefícios de ouvir música, o relaxamento está entre os principais nessa lista.

A música é utilizada em vários momentos em nossa vida e nas mais diferentes ocasiões, podendo ser utilizada também, para proporcionar momentos de relaxamento.

Para isso, é preciso selecionar as músicas adequadas e que realmente consigam proporcionar essa experiência. Afinal, dificilmente você irá conseguir relaxar escutando rock and roll, por mais que goste desse estilo de música.
Se deseja obter momentos como esse, procure escolher um local tranquilo e calmo, principalmente sem outras interferências sonoras. Pode utilizar um fone de ouvido se preferir e buscar uma posição confortável.

Dê o play na playlist que desejar e procure apenas relaxar, sem se preocupar com o que irá realizar depois e lembre-se de se concentrar na música, no que está sendo cantado ou apenas na melodia se for uma música instrumental.
Você irá perceber que pouco a pouco o seu coração irá bater mais devagar, seus pensamentos já não estarão mais tão agitados, o ritmo da sua respiração será mais lento e seu organismo por completo estará mais tranquilo e aliviado.
Dependendo do seu nível de cansaço é possível até mesmo, que consiga dormir rapidamente. O efeito da música para relaxar é realmente poderoso especialmente, para quem está precisando desse momento de descanso mental.
 

Você precisa relaxar depois do trabalho

Qualquer tipo de trabalho por mais simples que possa parecer, conta com um certo nível de estresse dentro da rotina e das atividades que precisam ser realizadas. 
E claro, quanto mais complexo for o trabalho mais estressante ele pode ser. Por isso, é preciso reservar um tempo para conseguir relaxar, descansar a mente e a partir disso renovar os pensamentos e a disposição para um novo dia de trabalho. 

Para algumas pessoas basta sair do escritório ou do ambiente em que trabalha, para conseguir “desligar” os pensamentos e focar em outras atividades pessoais.

Claro que para quem trabalha no estilo home office, pode ser um pouco mais difícil sair desse ambiente, uma vez em que o trabalho está na própria casa. Mas sair da frente do computador e encerrar as atividades do dia é importante para conseguir produzir mais e melhor no dia seguinte, uma vez em que estará mais descansado e pronto para uma nova rotina de trabalho.
Se no seu caso não é tão simples assim conseguir se desligar de suas atividades e preocupações, um estímulo pode ser muito bem-vindo.

Nesse caso a música é uma excelente opção pois, além de já estar presente em nosso dia a dia, logo nas primeiras notas emitidas o cérebro consegue captar e enviar mensagens ao seu organismo, para desacelerar o ritmo e conseguir conquistar a tranquilidade dos pensamentos novamente.

É possível selecionar por sons da natureza, músicas clássicas e instrumentais ou mesmo, músicas de artistas atuais para conseguir enviar esses comandos ao seu organismo.
A importância de encontrar músicas para relaxar depois do trabalho é imensa pois assim, você irá conquistar o benefício do relaxamento e ainda, terá seu ânimo e vigor renovados para trabalhar ou mesmo, realizar outras atividades ao longo do seu dia.

Segundo estudos realizados por especialistas a música “Weightless” consegue reduzir em 65% o nível de ansiedade.

Outra música para conseguir relaxar é “Vilarejo” da Marisa monte.
Inclusive, esse é um dos benefícios mais importantes de escutar música todos os dias. E você pode conferir outros 10 benefícios de ouvir músicas todos os dias.

Músicas para relaxamento

A música consegue atuar diretamente no centro do prazer do cérebro, liberando a dopamina, conseguindo assim proporcionar diversos benefícios e alteração no organismo humano.

Mas saiba que não são apenas nos momentos mais estressantes que você pode preparar uma playlist para aliviar o seu estresse. 

Mesmo nos momentos que você estiver bem e até mesmo, para continuar com os pensamentos calmos e em ordem, a respiração tranquila e os níveis de ansiedade e estresse totalmente controlados, pode separar algumas músicas para relaxamento e assim, ter o seu momento de tranquilidade e paz.

Nando Reis - All Star, Adriana Calcanhotto - Fico Assim Sem Você e A Banda mais bonita da cidade – Se Eu Corro são boas opções para compor a sua playlist.
 

As vibrações emitidas pelas músicas sejam elas instrumentais ou não, ajudam a diminuir o ritmo da respiração e ainda, conseguem alinhar padrões de ondas elétricas cerebrais, induzindo então ao relaxamento.
Seja qual for o momento em que precisa relaxar se depois do trabalho, simplesmente para ter momentos de tranquilidade e relaxamento, depois dos estudos ou mesmo outras atividades, é importante que prepare uma playlist com músicas que podem proporcionar esse momento.

Não apenas pela praticidade, mas também, para evitar que no momento em que finalmente conseguiu atingir o ponto de relaxamento, precise pegar o seu dispositivo e selecionar a próxima música.
O ideal é organizar tudo o que for preciso antes de iniciar esse momento, para que nada te atrapalhe e assim, possa relaxar completamente.

Pure Shores” do All Saints também pode estar presente em sua lista de músicas para relaxar.

Aproveite algumas das sugestões que apresentamos, para ter excelentes momentos de relaxamento e assim, cuidar da sua saúde mental e emocional.

(Fotos via Pixabay)