Nova tendência do Reggaeton no Brasil

Por Redação 18 de September de 2019
Estilos musicais estão em constante mudanças e de tempos em tempos, surgem novos hits que conquistam os amantes de uma boa música de tal forma, que se torna a tendência ou a febre do momento.

Um dos estilos que estão verdadeiramente em alta no momento, é o reggaeton. Esse estilo de música é totalmente latino e conseguiu conquistar o brasileiro de tal forma, que hoje em diferentes rádios, aplicativos de streaming como spotify e Deezer, além de plataformas de vídeos como, Youtube é possível encontrar as melhores playlists com esse estilo único.

Conheça as origens do reggaeton

Panamá é o berço do reggaeton e foi no ano de 1970 que esse estilo iniciou conquistando os corações, de centenas de dançarinos.

Mas foi apenas 20 anos mais tarde que ele ficou realmente conhecido e mais popularizado. Esse estilo musical acabou se tornando a união perfeita entre o reggae, hip hop, salsa, música eletrônica e dance hall, no ritmo jamaicano.

A mistura de diferentes estilos musicais aconteceu especialmente pela imigração do povo jamaicano, ganhando força em Porto Rico e que aos poucos se espalhou pela América Central, e muitas músicas começaram a ser produzidas no estio de reggae, mas em espanhol.

O ritmo demorou a se tornar popular pois pertencia ao cenário “underground” local. No entanto, hoje não possui um cenário específico e é conhecido por milhares de pessoas, não apenas no Panamá ou Uruguai, onde o ritmo também é muito forte, mas em todo o mundo.

No Brasil e em especial a região do Recife e arredores, são algumas das localidades em que o ritmo do reggaeton chegou muito forte e conquistou tantas pessoas, sendo capaz de criar um ritmo novo conhecido atualmente como o “bregaton”, que é uma bela mistura da música brega local com o ritmo latino, dando ainda mais vida e familiaridade para que o ritmo continue a crescer no país.

 

Os maiores sucessos do ritmo reggaeton

De forma específica no Brasil o verdadeiro sucesso que explodiu trazendo com força total esse ritmo único, foi o despacito. E saiba que não apenas no Brasil, mas em outras partes do mundo o sucesso dessa música foi tão grande que realmente abriu as portas para a chegada desse novo ritmo, se tornando uma tendência musical em vários lugares do globo.

Outras músicas que ajudaram o ritmo a se tornar mais conhecido ganhando uma incrível visibilidade, são as músicas de Luis Fonsi e Daddy Yankee, além de músicas como “felices Los 4” e “Mi gente”.

A influência de Anitta para o ritmo reggaeton

Cantoras nacionais como Anitta e Cláudia Leitte também já se renderam ao ritmo, trazendo para o seu repertório canções próprias e que contemplam o ritmo mais pedido do momento.

Claudia Leitte já lançou dois singles baseados no novo ritmo, para também conquistar ainda mais fãs e continuar a espalhar o ritmo dançante por todos os lugares.

 

Sabendo do grande potencial dessa tendência inclusive de forma empreendedora, Anitta citada entre as 10 maiores cantoras brasileiras, fez parceria com Simone & Simaria, para lançar um hit totalmente no ritmo reggaeton, a música “loka” que se tornou um verdadeiro sucesso, muito cantada e tocada em diversos lugares.

A cantora que iniciou sua carreira como cantora de funk é considerada hoje como uma das principais vozes que ajudou a disseminar o conhecimento pelo ritmo latino, aqui no Brasil.

Claro que a sua forte influência, popularidade e fama ajudou para isso, mas esse não foi o único quesito. O que colaborou para o grande conhecimento do hit e disseminação do ritmo foram também as músicas produzidas pela cantora e produtora.

Entre os principais singles existe ainda a parceria para a música “Ginza” com J. Baivin. Unindo à sua voz com cantores de estilos diferenciados como funk, sertanejo e uma das principais vozes para o ritmo latino, Anitta ajudou o reggaeton a chegar no Brasil, conquistar muitos fãs e ainda, abrir portas para que esse caminho continue.

Além das cantoras brasileiras consagradas, Maluma com a música “sim ou não” e também já está deixando a sua marca registrada com o ritmo caliente do reggaeton.

Maluma fez ainda outras participações com Lucas Lucco na música “princesinha” e está fazendo grande sucesso no Brasil ainda com outra música chamada “chantaje” que conta com a presença sempre ilustre da cantora colombiana Shakira.

A parceria de Anitta e Maluma contaram ainda com o auxílio de Umberto Tavares, para compor a canção.

Parceria prevista de Maluma com J. Balvin, também está despertando grande interesse e atenção dos fãs do estilo musical, principalmente pelo fato de que esses dois grandes nomes, são os principais dentro do universo de reggaeton.

Mas não são apenas os ritmos de funk, sertanejo e brega que estão incorporando o novo ritmo latino, às suas composições.

Existem ainda outros artistas que estão conhecendo, se apaixonando e produzindo novas músicas para também aproveitar esse fenômeno, que pela força e proporção que está tomando, é um ritmo que veio para o Brasil e não faz planos para ir embora.

O cantor Nego do Borel junto com Wesley Safadão, lançaram a música “você partiu meu coração” em que as batidas do reggaeton estão presentes com força e ainda. A música foi um verdadeiro sucesso e é pedida em todas as festas e baladas, nos mais diferentes estilos.

Mesmo para aqueles que não são familiarizados com o estilo dos cantores, já sabem e gostam da música pela sua letra e também, o ritmo contagiante.