Como ter uma rotina produtiva com música

Por Redação 09 de October de 2019
Ter mais produtividade ao longo de uma rotina é o que quase todo trabalhador deseja principalmente, aqueles que trabalham em escritório. O tempo parece estar cada vez mais escasso e o relógio sempre andando contra nós, quando temos muitas atividades para entregar e problemas para resolver, não é mesmo?

Como ter uma rotina produtiva com música

Existem algumas formas baseadas em diferentes técnicas, que podem sim deixar a sua rotina muito mais produtiva, mas claro, desde que você se ajude e aplique corretamente essas técnicas. Hoje você vai poder conferir quais são alguns dos principais hábitos para ter uma rotina produtiva e ainda, como a música também pode auxiliar você nesse processo.

Dicas para ter uma rotina mais produtiva

Comece bem o seu dia É possível que você já tenha percebido que a forma como você começa o seu dia pode impactar diretamente em toda a sua rotina, não é mesmo? Por tanto, mesmo que seja difícil especialmente quando está muito cansado, procure acordar nem que seja 30 minutos mais cedo para que assim, possa começar o seu dia de uma forma tranquila e calma, sem sair atropelado e esquecendo suas coisas pelo caminho.

E por falar em esquecer coisas, uma excelente dica para não esquecer aquilo que é essencial para você, é arrumar as suas coisas seja para o trabalho, estudos ou outras atividades à noite. Dessa forma quando você acordar, tudo o que precisa já estará separado em sua bolsa ou mochila, da forma como desejar, evitando atrasos e stress logo que começa o dia. Tenha tempo para ler seus e-mails Receber e-mails a toda hora não tem problema, o problema mesmo está em parar toda hora para ler e responder a cada e-mail e notificação que recebe. Procure concentrar um horário para ler os e-mails pode ser pela manhã, depois do almoço ou ao final do dia. Mas evite ao máximo parar a sua rotina e suas atividades, para verificar cada notificação.

Como tornar sua rotina mais produtiva com música

A música possui um poder incrível e pode ser utilizada de diferentes formas ao longo de nossa rotina. Pode ser para preparar um encontro romântico, surpresa para pais ou mães, músicas são perfeitas para relaxar e ainda, para outros tantos benefícios. Mas dentre os principais benefícios da música um deles que se destaca e que pode ajudar e muito em nosso dia a dia, é ter uma rotina produtiva durante a jornada de trabalho.

Diversos estudos científicos foram realizados para conseguir entender qual a força que a música possui e ainda, como consegue interferir diretamente em nossos sentidos e emoções. Em uma dessas pesquisas foi possível descobrir que a música consegue auxiliar na liberação de neurotransmissores, permitindo que o trabalho seja realizado de forma diferenciada e principalmente, muito mais produtiva. Temos música presente em diferentes momentos de nossa vida e agora, você vai poder utilizar de uma forma totalmente benéfica em sua vida, e que poderá fazer muito mais do que divertir. Os aplicativos de música são atualmente as melhores ferramentas para conseguir organizar as suas canções preferidas, da forma como desejar e assim, não ter tantas pausas ou interrupções ao longo do seu dia.

Estudos científicos comprovam a eficácia da música em nossa rotina

Comprovado em estudo científico ao ouvir tocar uma única música que gostamos, nossas emoções são alteradas, transmissores são liberados em nosso organismo e essa pequena alteração é capaz de fazer com que o trabalhador se torne mais atento e produtivo ao longo de sua rotina. Músicas que agradam o estilo musical de uma pessoa ou ainda, que desperta emoções boas e divertidas, faz com que seja estimulado o núcleo accumbers em nosso cérebro. Essa região é responsável pelo sentimento de prazer e recompensa em nosso organismo e por tanto, possui tanta importância e pode ser ativado de diferentes formas, a partir daquilo que é importante para cada pessoa.

Para isso é preciso preparar uma playlist com os cantores e bandas de que você mais gosta. Não precisa ser apenas 5 músicas preferidas, por exemplo, até por que se não pode acontecer de você enjoar das músicas e o método não será mais eficaz. Busque selecionar músicas que sejam da mesma banda e estilo que a sua música preferida. O estimulo não irá acontecer a cada 5 minutos em que trocar a faixa da playlist, mas a cada vez que você tiver esse estímulo seu organismo irá receber pequenas doses de felicidade e recompensa, o que irá auxiliar para ter uma rotina mais leve e fácil de lidar, com menos momentos chatos e de monotonia o que são os principais vilões para conseguir obter uma rotina realmente produtiva.

Diferentes músicas para diferentes atividades

De acordo com o estudo divulgado no site americano Crew, em casos de atividades que são mais difíceis e complexas, o ideal é selecionar músicas instrumentais ou ainda, em outro idioma. Essa opção pode ser interessante para que você não se distraia cantando a música ou prestando atenção na letra. Mas claro, é preciso levar em conta qual é o seu estilo preferido de música. Não adianta nada colocar uma música instrumental para não se distrair, se não suporta esse tipo de música. Se durante a sua rotina existem tarefas que são as suas preferidas ou pelo menos, que consegue realizar com certa facilidade, então esse é o momento de selecionar as músicas preferidas.

Por mais que já domine a atividade escutando as músicas mais amadas, é possível que o seu nível de prazer e até mesmo adrenalina estejam em perfeita harmonia e preparados, por exemplo, para a realização da próxima atividade que pode ser um tanto desafiante. Outro estudo que pode ajudar a complementar os conhecimentos sobre o auxílio da música em uma rotina, é o estudo publicado no Jornal da Associação Americana de Medicina em que conseguiu constatar que os médicos cirurgiões possuíam maior precisão durante as tarefas que precisavam realizar, ouvindo melodias agradáveis e que fossem do seu gosto. Ou seja, não existe mais desculpas. Seja o estilo musical, atividade realizada ou o ambiente de trabalho, basta preparar as melhores músicas para conseguir obter excelente desempenho ao longo do seu trabalho.