Músicas nacionais anos 80: As 10 Melhores Músicas da década de 80

Por Redação 18 de September de 2019
Os anos 80 sem dúvida trouxeram um grande marco e herança musical para os brasileiros e possuem uma importância significativa para a história. 

Independentemente se você nasceu nessa época ou não, é bem possível que conheça uma ou outra, se não quase todas as músicas que vamos trazer nessa lista.

São canções que marcaram a geração em que foram lançadas ou mesmo as seguintes e que até os dias de hoje, fazem grande sucesso.

Vamos juntos conferir e relembrar algumas das melhores músicas nacionais dos anos 80.

As melhores músicas nacionais dos anos 80

1.    Dona – Roupa nova
Nos anos 80 foi um grande sucesso a música “Dona” da banda Roupa Nova. A música foi até utilizada em trilha sonoras de novelas nacionais, trazendo ainda mais destaque para a canção e também para a banda, que além dessa canção tem várias outras que são tocadas até os dias de hoje.
Se você não conhece ou ainda não ouviu essa música, faça o teste de mostrar para os seus pais ou outros familiares da geração anterior, pode ter certeza que eles vão se lembrar e as mulheres, suspirarem apaixonadas ao ouvir a música.


 
2.    Olhar 43 – RPM
Muito lembrada até os dias de hoje a música “olhar 43” do RPM, é sem dúvida uma das principais músicas que precisam estar na playlist das músicas nacionais, que marcaram os anos 80. 
Essa é uma das principais músicas da banda RPM e que com tanto sucesso que teve a partir do seu lançamento, conseguiu trazer grande destaque para a banda, conquistando um sucesso ainda maior e milhares de fãs.
Nos dias de hoje em uma festa ou outra ainda é muito tocada também e pasme, mesmo quem não escuta a canção todos os dias, sabe boa parte da letra da música.


 
3.    Pais e filhos – Legião Urbana
O eterno hino das famílias brasileiras, possui fãs até os dias de hoje e mesmo os mais novos, conhecem e cantam a música “Pais e filhos” da banda Legião Urbana.
Ainda não se sabe ao certo se a música retrata a realidade conhecida daquele tempo, ou se na verdade, é uma grande profecia para os dias atuais em que existe tanta confusão mesmo entre as famílias, e “nada é fácil de entender”. 
Sabemos apenas que essa música retrata diferentes realidades que podemos facilmente encontrar famílias, que vivenciam até os dias de hoje.
Existe ainda a possibilidade de realizar uma grande análise e reflexão das diferentes realidades encontradas nas casas brasileiras. 
E ainda fica a mensagem, que podemos encontrar nas músicas e ainda, em camisetas e outros acessórios: “É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã”.


 
4.    Bem que se quis – Marisa Monte
Conhecida como uma das maiores vozes entre cantoras nacionais, Marisa Monte possui não apenas a canção “Bem que se quis”, mas também outras, que são um verdadeiro marco dos anos 80. 
Suas canções fazem sucesso até os dias de hoje tanto as antigas como as últimas que foram lançadas, embalando a todos aqueles que amam e apreciam esse estilo de música.


 
5.    Super fantástico – Balão Mágico
Mas não são apenas músicas com letras reflexivas ou românticas que marcaram essa geração, músicas infantis também foram um grande marco.
E nos dias de hoje quem vivenciou os anos 80 e lembra com saudades dessa época em que para muitos, era muito mais tranquilo e genuíno, hoje ensinam os filhos o que realmente é uma “música boa” e lembram com nostalgia dos bons tempos vivenciados.
Basta cantar as primeiras palavras da música e não importa qual for a idade, muitos já começam a cantar a música completa. A canção “super fantástico” do Balão Mágico faz sucesso até mesmo em festas de casamento, no momento em que banda ou DJ colocam as músicas mais antigas para embalar a festa.


 
6.    Titãs
Quando falamos da banda Titãs, não tem como selecionar apenas uma única música para colocar entre as principais músicas nacionais dos anos 80.
No histórico e repertório da banda, existem algumas músicas que são emblemáticas e que fazem sucesso e ainda, trazem grandes significados para os dias de hoje. 
Músicas como “O inferno são os outros”, “insensível”, “Gostava tanto de você”, marcaram época e por diferentes razões e para diferentes gostos musicais são selecionadas em diversas playlists até os dias de hoje.


 
7.    Você não soube me amar – Blitz
Uma mistura incrível de palavras, sons e estilos fizeram com que a banda “Blitz” conquistasse o sucesso e ainda, conseguisse ser lembrado até os dias atuais.
Além da música “Você não soube me amar”, “A dois passos do paraíso” é também uma das músicas mais lembradas, ouvidas e cantadas da banda.


 
8.    Kid abelha e os abóboras selvagens
Tão grande quanto o nome do grupo é o sucesso e a quantidade de fãs que o grupo conquistou. Uma das principais canções de Kid Abelha e que se torna verdadeiramente atemporal é a canção “Como eu quero”. 
Ainda hoje é utilizada para embalar festas de casamento e até mesmo, momentos românticos em especial, para aqueles que gostam de bons clássicos da música nacional brasileira e especialmente, que marcaram os anos 80.


 
9.    Que país é esse? – Legião Urbana
Uma música considerada antiga, mas que até o tempo presente consegue representar muito bem o que as novas gerações estão vivendo. “Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”. 
Mais uma vez uma canção que conseguiu marcar a sua época de lançamento, conquistando uma imensidão de fãs, fazendo muito barulho nas cidades em que constantemente eram tocadas e ainda, se tornando atemporal, uma vez que trata sobre problemas sociais e é tida como uma verdadeira música de protesto.
É um verdadeiro clássico da banda Legião Urbana, sendo responsável por reflexões até os dias atuais, com a letra de “Que país é esse?”.
Uma verdadeira crítica à forma como os brasileiros viviam e vivem atualmente, sendo possível ainda uma profunda análise para cada trecho da música, marcante com a voz de Renato Russo.


 
10.    Menina veneno – Ritchie
Uma das músicas que não podem faltar junto com “olhar 43” , “balão mágico” e “menina veneno” é uma música que não pode faltar na playlist de casamento, embalado por Ritchie.


Inclusive, se precisar de mais algumas dicas para preparar a sua playlist para casamento, confira algumas sugestões que pode ser encontrada no nosso artigo sobre músicas para ouvir em casamentos e terá algumas dicas que poderão servir para o seu dia.